O aleitamento materno traz vários benefícios imunológicos e nutricionais e é indicado como alimentação exclusiva até os 6 meses. Mas você sabia que, além disso tudo, a amamentação também é importante para o desenvolvimento ósseo e muscular da face do bebê?
Sim, ao mamar, o bebê utiliza músculos da face, lábios, língua e bochechas, responsáveis pela fala e deglutição, como se fosse seu primeiro exercício físico da vida. Por exemplo, o bebê precisa manter os lábios colados no seio da mãe para conseguir uma vedação correta e assim, conseguir sugar o leite sem vazamentos. Esse ato estimula os músculos labiais, que futuramente serão responsáveis por manter a boca fechada em momentos de relaxamento, como ao dormir. Os movimentos de sucção e deglutição do bebê, estimulam músculos utilizados também na fala. O bebê aprende a usar a língua ao engolir e isso promove a estimulação e desenvolvimento de seus músculos, evitando futuros problemas. Além disso, o movimento de deglutição força a língua contra o céu da boca, promovendo sua expansão e desenvolvimento da maxila. E não só isso, para conseguir “ordenhar” o seio da mãe, o bebê realiza movimentos para frente e para trás com o queixo, estimulando a movimentação muscular e, consequentemente, o crescimento ósseo da mandíbula.
Sem falar ainda, que para conseguir mamar, o bebê deve respirar pelo nariz, forçando o desenvolvimento dos seios nasais e vias respiratórias.
Bebês que mamam, tem ainda uma menor chance de ter atresia da maxila, mordida aberta e dentes apinhados, ou encavalados como dito popularmente, reduzindo a chance de utilizar aparelhos ortodônticos.
Porém, ao contrário do que se pode pensar, a mamadeira e a chupeta não são capazes de promover um desenvolvimento ideal como o obtido pela amamentação, pois em ambos, o ato de mamar é facilitado, então a criança não tem que usar ou estimular os músculos faciais com a mesma intensidade que seria durante o aleitamento materno.
Além de estimular todo esse crescimento, imprescindível para o desenvolvimento da criança, amamentar é um ato lindo capaz de criar um vínculo inexplicável de cuidado e carinho entre mamãe e bebê! Amamentar é um ato de amor!