Artigo 3 – SUA GENGIVA SANGRA? VOCÊ JÁ TEVE CÁRIE?

SUA GENGIVA SANGRA? VOCÊ JÁ TEVE CÁRIE?

Vamos direto aos fatos: o sangramento gengival não é normal. É UM SINAL!!!. É seu corpo te mostrando que algo não está tão bem, que existe algo incomodando e contribuindo para que sua gengiva sangre, que se esse sangramento não for “estancado” alguma consequência virá a acontecer. LITERALMENTE É ISSO. NOSSO CORPO FALA!!!

Quantas e quantas vezes ouço as pessoas falando que não tem sangramento gengival quando escovam os dentes, mas que sangra quando passam o fio dental. JÁ FALOU ISSO ALGUMA VEZ? PROCEDE?

O fato é simples, GENGIVA SAUDÁVEL NÃO SANGRA, TEM COR ROSA CLARO, NÃO DÓI A TOA E NÃO PODE TER ASPECTO INCHADO E AVERMELHADO.

Se passa fio dental e sua gengiva sangra, ela está INFLAMADA e em praticamente 100% das vezes é devido a uma escovação inadequada. PRONTO FALEI!!!

E entenda que escovação inadequada não quer dizer que a pessoa não escova os dentes, mas sim que a ”técnica” empregada e/ou a frequência e tempo de escovação podem não estar corretos ou sendo efetivos, ou o que é MUITO MAIS COMUM: AS PESSOAS NÃO ESCOVAM OS DENTES REALMENTE PRESTANDO A DEVIDA ATENÇÃO. É praticamente um reflexo, uma obrigação chata, que não pode fazer eu perder meu precioso tempo. É ISSO? VOCÊ PENSA DESSA FORMA?

Tenho plena consciência que escovar os dentes não é uma tarefa tão simples e na verdade REQUER CONSCIÊNCIA E DEDICAÇÃO. Também não é difícil, requer apenas que realmente aprenda a forma correta e pense nela quando estivar escovando.

Em um próximo artigo explico técnica, neste preciso primeiro ensinar e conscientizar sobre o que realmente significa sangramento gengival e cárie.

Querendo ou não temos milhares, milhões de bactérias em nossa boca. Bactérias tanto nocivas quanto protetoras, e saiba que a grande maioria dos problemas mais usuais em nossa boca são provocados pelas bactérias.

Com o passar das horas, do tempo, as bactérias se organizam, se multiplicam e formam colônias, e essas colônias se agrupam formando o que chamamos de “placa bacteriana”. Entenda a placa bacteriana como uma “mistura”, uma união, entre saliva, bactérias e partículas microscópicas de alimento, que SEMPRE temos “voando” por nossa boca. Essa placa bacteriana formada tem a característica de, com o passar das horas, minutos, ficar cada vez mais espessa e aderida em todas as superfícies de nossos dentes e também em toda a boca, e consequentemente MAIS RESISTENTE À REMOÇÃO.

A quase totalidade das bactérias se desenvolvem, se organizam, se fortalecem e se beneficiam em meios ácidos (ph ácido), são na grande maioria oportunistas e se aproveitam das condições de má higiene. Entenda também que nossa boca, ou melhor, o meio bucal é um incrível e propício meio para o desenvolvimento e organização de suas colônias, pois é quente, úmido e rico em alimentos (microscópicos ou não). QUANTO MAIS ÁCIDA ESTIVER SUA BOCA E SALIVA, PIOR !!!!

BOM E DAÍ? PORQUE ESTÁ FALANDO DESSE ASSUNTO CHATO?

Simplesmente porque tanto a CÁRIE quanto o SANGRAMENTO GENGIVAL SÃO PROVOCADOS PELAS BACTÉRIAS, e essas mesmas bactérias são também responsáveis por acidificar nossa boca e saliva, e com isso tornar o “meio bucal” ainda MAIS FAVORÁVEL  para elas mesmas.

Juntando bactérias, ph da boca mais ácido e alimentos temos as condições perfeitas para que elas realmente provoquem os problemas que o “chato do DENTISTA” tem que tratar. E dependendo de onde essas colônias bacterianas se localizarem provocarão tanto a cárie como os problemas gengivais, e dependendo de como estão as condições de sua boca elas provocarão maior ou menor dano, num grau de agressividade maior ou menor.

ME FALE QUEM ADOOORA IR AO DENTISTA? Chato mesmo são as bactérias, e são elas que temos que combater para evitarmos problemas.

Pra finalizarmos esse assunto, só mais uma coisa a entender: OS RISCOS.

RISCOS DA GENGIVA QUE SANGRA: gengiva inflamada é uma condição onde os vasos sanguíneos gengivais estão totalmente abertos, expostos. Portanto, PORTA ABERTA para a entrada de bactérias da boca em nossa corrente sanguínea.

Há muito se discute na literatura científica médica e odontológica os problemas ou doenças provocados por bactérias da boca e que tiveram sua via de acesso através dos vasos sanguíneos gengivais. Inúmeros são os casos em que essas bactérias se instalaram no coração provocando a chamada Endocartite Bacteriana, ou contribuiram para a obstrução dos vasos aumentando o risco de infartos, ou pararam nos pulmões e provocaram Pneumonia, ou se instalaram nas articulações contribuindo para Artrite Reumática e ainda mais triste, podem provocar bebês de baixo-peso e nascimentos prematuros devido às bactérias transmitidas da mãe para seu feto. DÁ PRA ACREDITAR!!! SABIA DISSO? ENTENDEU A AMPLITUDE DA COISA?

RISCOS DA CÁRIE: obviamente ninguém quer ter cárie. Cárie quer dizer que as bactérias estão EXTREMAMENTE A VONTADE E FORTALECIDAS em sua boca, que seu dente está literalmente sendo destruído por fora e por dentro, que ele pode ficar extremamente fraco, doer muito, fraturar, o ph de sua boca vai ficando cada vez mais ácido e “melhorando as condições” para as próprias bactérias, e O PIOR, uma vez que tivemos cáries teremos uma probabilidade enorme de termos cárie pelo resto da vida. SÉRIO?

SIM TOTALMENTE!!!! Quem nunca teve cárie desenvolve uma proteção natural contra ela que provavelmente será válida para a vida toda, a não ser que essa pessoa relaxe muito.

Além dos riscos, GENGIVA SANGRANDO + CÁRIE = MAU HÁLITO

O que é pior pra você? Cárie ou mau hálito? Entendeu como não dá pra separar as coisas?

Até nosso próximo encontro.

2018-07-06T10:32:33+00:00