Artigo 5 – A ÁGUA QUE DEVEMOS BEBER

A ÁGUA QUE DEVEMOS BEBER

Discute-se muito hoje em dia sobre a qualidade da água que bebemos, e acredito que todos sabem que quanto melhor for essa água melhor para a nossa saúde.

Acreditamos também que a água oferecida em nossas torneiras seja de qualidade. E pagamos por isso. A incerteza vem quando questionamos se realmente a água que ingerimos está de acordo com todas as normas de saúde e de qualidade. Somos leigos no assunto e não temos equipamentos que possam monitorar essa “qualidade” oferecida.

Então resta a nós, pobres mortais, escolher por filtros que prometem um tipo ou outro de água, com mais, ou melhor, qualidade em relação a isso ou aquilo. E seguimos nosso dia a dia sem termos efetivamente um grande controle sobre o assunto.

MAS PORQUE ESSE ASSUNTO EM UM ARTIGO QUE ORIENTA SOBRE NOSSA PREVENÇÃO ODONTOLÓGICA?

Minha ideia é simples. Quero atentar ao fato que nossa boca, ou melhor o meio bucal, normalmente é um meio ácido e que está SEMPRE sujeito a mais e maiores fatores que o tornam mais ácidos ainda.

E DAÍ?

Daí que as bactérias residentes em nossa boca, e elas são aos milhões, AMAM O MEIO ÁCIDO, se desenvolvem e se fortalecem nele, se organizam em colônias, fermentam os alimentos microscópicos que temos na boca acidificando-a ainda mais, e literalmente FAZEM A FESTA.

Entenda também que a grande maioria dos problemas odontológicos são provocados por essas mesmas bactérias residentes e que acidificam nossa boca constantemente. Associe a isso a dieta usual, industrializada, cheia de carboidratos de péssima qualidade, de sacarose que nem é sacarose mais e de refrigerantes criminosos que abaixam o ph de sua boca para o incrível nível de 2,5 (pra quem não lembra, o ph neutro é igual a 7, abaixo disso é ácido e acima disso é alcalino). Ph de 2,5 é 100.000 vezes mais ácido que o ph de seu sangue. Você está louco?

O que estou querendo orientar é que se você ainda não despertou para os riscos à nossa saúde e boca que os alimentos industrializados oferecem, e se ainda não se disciplinou e modificou seus hábitos alimentares, que pelo menos faça um primeiro movimento para beber em quantidade água de qualidade e preferencialmente que ela seja bastante alcalina.

PORQUE ALCALINA? SÓ PORQUE ESTÁ NA MODA?

Claro que não!! Como disse anteriormente, nossa boca já tende a ser ácida, os alimentos, sucos e refrigerantes podem acidificá-la ainda mais e as bactérias para se alimentarem fermentam o carboidrato, principalmente a sacarose (que está em tudo praticamente) e essa acidez tende a desmineralizar inicialmente a superfície dos dentes. O QUE ISSO QUER DIZER?

Quer dizer que começamos a perder o cálcio de nossos dentes, que eles começam a se enfraquecer e que as bactérias vão se aproveitar disso, por exemplo, CÁRIE.

E essa acidez e desmineralização são tão significativas que, por exemplo, se você bebe refrigerante, como o ph de sua boca cai vertiginosamente e com essa queda a perda de cálcio de seus dentes é tão evidente, que você só deve escovar seus dentes após, em média, trinta minutos depois de consumir refrigerante, pois caso contrário corre mais risco ainda de literalmente desgastar seus dentes. PRESTE ATENÇÃO o quanto esse ciclo vicioso lhe faz mal.

E o mais controverso vem agora, você está cansado de ouvir que devemos escovar e limpar os dentes logo após a ingestão de alimentos, pois a presença deles aderidos aos dentes pode provocar acidez bucal e problemas como cárie e problemas gengivais.

UÉ, MAS SE NÃO POSSO ESCOVAR ANTES DE 30 MINUTOS COMO FAÇO?

É exatamente aí que mora a incoerência. Se demorar mais tempo para escovar, sua boca vai estar mais ácida ainda porque as bactérias já iniciaram também o processo de fermentação e acidificação de sua boca.

Entendido isso acredito que se você ingere água alcalina acaba também alcalinizando seu corpo e consequentemente sua saliva, o que se torna uma proteção natural a mais que você passa a contar a seu favor.

É claro que de nada adianta só beber água alcalina se você realmente não cuidar da condição de seus dentes e boca, de sua higiene bucal e hábitos alimentares, mas porque não? É uma primeira decisão. FAZ SENTIDO PRA VOCÊ?

É fundamental o conhecimento das propriedades da água, para que se possa aproveitar dos benefícios que ela pode oferecer. No mínimo entenda que terá também como benefícios uma maior quantidade de minerais e certa ação anti-inflamatória, pois seu corpo irá ter uma maior facilidade em eliminar melhor os ácidos gerados no consumo de energia pelas células e não se sobrecarregará.

Se o ph da água ou líquido for mais ácido que o do nosso sangue, isto pode levar ao envelhecimento e acidificar o corpo, provocando inclusive perdas ósseas, até mesmo dos ossos que sustentam seus dentes, já que a acidez sanguínea aumenta em até 100 vezes a atividade osteoclástica, que é a retirada de cálcio dos ossos. Osteoclastos são as células de nosso corpo que “remodelam”, que “reabsorvem” nosso próprio osso quando encontram um meio com ph ácido.

Todo alimento gera um “lixo” de natureza ÁCIDA.

Dica: Evite alimentos ácidos como bebidas alcoólicas, café, doces e refrigerantes, conservantes, beba bastante água alcalina e não deixe os alimentos fermentarem em sua boca.

TOME ÁGUA ALCALINA E ESCOVE SEMPRE SEUS DENTES LOGO APÓS AS REFEIÇÕES, e não é mais porque seu Dentista fala, e sim porque agora você sabe a importância. CONSCIÊNCIA!!!!

Até o próximo artigo.

2018-07-06T10:37:24+00:00