As causas do bruxismo

O Bruxismo Noturno ocorre quando as pessoas estão dormindo, portanto é difícil de ser constatado pelo paciente. Trata-se de um hábito involuntário que faz com que os pacientes pressionem fortemente a mandíbula e alguns chegam até a ranger os dentes sem nenhum objetivo funcional! Suas causas mais comuns são estresse, ansiedade e tensão associados à falta de engrenamento correto dos dentes e, mesmo não sendo um transtorno perigoso, essa situação pode causar lesões dentárias permanentes e alterações irreversíveis nas Articulações Temporo Mandibulares (ATM) se não for tratada, então não adianta só ignorar por ser algo que não é tão perceptível.

Apesar de não existir um tratamento específico para que não ocorra mais o hábito de ranger os dentes ou pressionar a mandíbula, procure conversar com seu Dentista para buscar sinais de bruxismo tanto diurno como noturno, pois ele poderá indicar o uso de protetores bucais ou aparelhos feitos sob medida para proteger seus dentes.

Além disso, a busca constante por uma vida saudável e mais tranquila pode proporcionar menos estresse, ansiedade e tensão. Lembre-se, mais importante do que tratar é prevenir!

 

Dr. Marcelo Georgetti | CRO 43227
Diretor Clínico da G3 Odonto & Saúde

2018-07-06T11:15:11+00:00