Cárie ou fluorose? Como diferenciar?

Manchas brancas nos dentes podem ser indícios de dois tipos principais de lesões, mas como posso diferenciá-las?

A lesão de cárie manifesta-se inicialmente como uma mancha branca, nesta fase é considerada como a primeira fase da lesão que pode ser diagnosticada clinicamente. As manchas brancas representam uma desmineralização subsuperficial, causada pelos ácidos liberados pelas bactérias presentes na placa bacteriana, que provoca alteração do índice de refração da luz do esmalte, aparecendo como áreas brancas e opacas.

As manchas brancas também estão presentes nas lesões de fluorose. A fluorose provoca uma má formação dos dentes, durante o período da primeira infância, causada pela ingestão excessiva de flúor, e sua lesão pode ser percebida devido a menor densidade de minerais, causando também diferença no índice de refração de luz, mostrando-se como uma mancha branca.

A diferença entre estas duas manchas se dá pela área do dente em que são localizadas: as manchas brancas de cárie são encontradas, em sua maioria, na região do dente próxima ao contorno gengival (região onde ocorre o maior acúmulo de placa bacteriana), na região de sulcos oclusais e entre os dentes. Já as manchas brancas da fluorose ficam principalmente no meio do dente e próximo às incisais e cúspides dentárias (pontas dos dentes), na maioria das vezes são encontradas como manchas lineares e sempre aparecem em dentes homólogos, ou seja, se houverem manchas no dente canino esquerdo, necessariamente, o canino direito também possuirá manchas brancas.

De qualquer forma, seja uma mancha de cárie ou de fluorose, as duas possuem tratamento para removê-las! Consulte seu Dentista e saiba mais!

2018-11-12T11:00:20+00:00