Como evitar a gengivite?

Se a sua gengiva estiver inchada, avermelhada e apresentar sangramento, há grandes chances de você estar com gengivite. Mas o que é a gengivite e como eu posso evitá-la?

A gengiva saudável tem coloração rosada, com vários pontinhos que dão um aspecto de “casca de laranja”, com contorno regular ao redor do dente. Fica firmemente aderida à superfície do dente, evitando fatores agressores externos, como a entrada de bactérias no sulco gengival, ou de alimentos e, ainda, alivia impactos causados pela movimentação dos alimentos durante a mastigação.

A gengivite nada mais é do que a inflamação da gengiva, que quando inflamada, fica inchada, com cor avermelhada, de bordas irregulares e pode apresentar sangramento. Após longos períodos sem escovação ou pós-refeições, inicia-se a formação de uma película na superfície dos dentes onde bactérias e resquícios de alimento começam a ficar aderidas, criando a placa bacteriana, geralmente na região do dente mais próxima à gengiva, causando a sua irritação e inflamação. Consequentemente, a gengiva perde adesão ao dente, deixa de protegê-lo, incha por fatores imunológicos que tentam combater a inflamação e fica frágil, suscetível ao sangramento.

Para evitar a gengivite, na verdade, é simples! Devemos nos atentar à higiene bucal, realizando uma escovação adequada, sempre lembrando de escovar as áreas próximas à gengiva e massageá-la suavemente. Lembrando que, para uma escovação efetiva, não é necessário o uso de força, mas de técnica. Empregar muita força na escovação, pode causar outros problemas gengivais, como a recessão gengival e exposição da raiz do dente.

Não se esqueça de utilizar o fio dental! O fio dental também é protagonista nessa história, porque só ele é capaz de limpar áreas que a escova de dentes não alcança!

2018-11-12T10:17:35+00:00