O que é mais importante, a escova ou o fio dental?

Todos estão cansados de saber que uma higiene oral adequada compreende uma escovação consciente e meticulosa e, como complemento fundamental, o uso do fio ou fita dental. Porém não é o que vejo em meu dia a dia profissional, infelizmente! E por quê? Por preguiça? Infelizmente, sim!

Vamos ser mais delicados e gentis, não é preguiça vai! É por pressa, por correria. Não dá tempo! Melhorou?

Não importa qual seja a resposta, o fato constatado por um grande número de profissionais é que poucos pacientes escovam os dentes corretamente e muito menos usam o fio dental na frequência correta.

Não precisamos discutir isso, o que quero salientar é que a escovação dos dentes tem sua função e o complemento com o fio dental tem a sua outra função específica. Como assim?

É simples. A placa bacteriana (a grande vilã) que se forma em nossa boca e dentes se adere firmemente em todas as superfícies dos dentes e principalmente “naqueles” minúsculos e escondidos espaços que temos em toda a boca. Outra coisa que precisamos entender é que entre os dentes e a gengiva existe um pequeno espaço chamado sulco gengival, que tem em média dois milímetros de profundidade. Dois milímetros é um espaço que nossa escova consegue penetrar e agir, mais do que isso não tem acesso. E é aí que mora o perigo, pois entre seus dentes a profundidade da gengiva tem em média quatro milímetros. Ou seja, a escova não consegue limpar, nem que você queira muito.

Você está me vendo falar sempre de escovação consciente. Por quê?

Pelo simples fato de que muitas pessoas podem não dar a devida atenção à sua escovação, realizando-a às pressas, sem realmente prestar atenção ao que está fazendo, na técnica adequada e, muito menos, sentindo sua escovação. Sim, sentindo! Você tem que sentir o que está fazendo. Tem que sentir que além de estar limpando seus dentes, está escovando dentro de sua gengiva, dentro do sulco gengival, naqueles dois milímetros que falei anteriormente. E mesmo que faça isso adequadamente, saiba que entre seus dentes a escova não conseguiu limpar, se não conseguiu limpar, “sobrou” placa bacteriana que vai fazer sua gengiva sangrar e ter as consequências disso.

Então resta a questão: sua gengiva sangra? É comum que a resposta seja “não, só quando passo o fio dental”. Então a resposta deveria ser sim, pois se sangra entre os dentes é porque está inflamada. E por que sangra entre os dentes quando passa o fio dental? Acredito que já saiba a resposta agora, certo?

A lição deste post é que precisamos e devemos ser meticulosos em nossa higiene bucal. Precisamos e devemos dedicar tempo e atenção à nossa higiene bucal, sempre, em todas as escovações. E, se assim o fizermos, conseguiremos evitar problemas odontológicos. Isso faz sentido para você?

Não existe resposta para “o que é mais importante, a escova ou o fio dental? ” Eles andam juntos sempre, são complementares e necessários, são uma unidade que não aceita preguiça, pressa e desleixo.

Gosto de dizer que se hoje você não tem “tempo” para cuidar de sua saúde bucal, terá que ter depois mais tempo, mais dinheiro e muito mais dedicação e disposição para cuidar de sua doença, e ainda conviver com sequelas, pois infelizmente todos os problemas odontológicos deixam sequelas.

Vale a pena se dedicar e sentir o prazer disso!

Desejo boas escovações e muito fio dental em sua vida.

Até o próximo post.

Dr. Marcelo Georgetti | CRO 43227
Diretor Clínico da G3 Odonto & Saúde

2018-07-06T11:05:03+00:00