Dores de cabeça e dores de ouvido, em algumas situações, podem ocorrer por causa de um distúrbio de mastigação conhecido como a Disfunção de ATM.
Mas o que é ATM?
ATM ou Articulação Temporo Mandibular é a articulação da mandíbula ao crânio. Considerada a articulação mais complexa de nosso corpo, pois é a única que consegue fazer movimentos tridimensionais, ela é composta por estruturas frágeis e ainda está constantemente submetida às grandes forças executadas durante a mastigação com uma média de 80 a 120 Kgf por cm².
Quais são os sintomas?
Normalmente as pessoas podem sentir um desconforto generalizado na região da face e pescoço, tensões, dores nos músculos da mastigação, estalos perto dos ouvidos, dificuldades de mastigação e até mesmo ao movimentar a mandíbula. Pode ocorrer também a limitação dos movimentos e dores de cabeça tensional, mas normalmente não relacionadas ao problema de ATM.
Por que muitas pessoas portadoras do distúrbio de mastigação sentem dor de cabeça e ouvidos?
As dores de cabeça associadas a problemas mastigatórios e/ou de ATM normalmente são tensionais e estão relacionadas a hiperatividade dos músculos da mastigação, como o músculo Temporal, por exemplo. Além disso, os músculos envolvidos podem provocar dores reflexas em outras regiões, o que dificulta sua identificação e causa.
Já em relação às dores de ouvido não existe ume relação direta, apesar de serem confundidas, pois a ATM e o ouvido são estruturas independentes e não comunicativas.
Como pode ser feito o diagnóstico e tratamento da Disfunção de ATM?
O diagnóstico depende do entendimento de um profissional Especialista, e seu tratamento pode chegar a ser complexo, pois depende da fase em que se encontra a disfunção.
Qual é o tratamento indicado?
O tipo de tratamento indicado está totalmente relacionado à fase em que se encontra a disfunção.
Existe cura ou somente controle de sintomas?
Existe cura sim, porém com algumas limitações e consequências, pois normalmente ocorrem alterações anatômicas irreversíveis das estruturas da ATM, portanto quanto antes o problema for diagnosticado e tratado, melhor.
A Disfunção de ATM é mais comum em qual faixa etária?
Ela pode ocorrer com uma maior frequência em mulheres e, embora possa acontecer em qualquer idade, é mais comum na faixa etária entre os 30 e 40 anos.
Quais são as consequências de uma Disfunção de ATM não tratada?
As consequências variam com o grau de alteração da anatomia interna das estruturas das ATMs, e que normalmente leva também a um funcionamento alterado e da movimentação delas, muitas vezes com ou sem sintomas.
Existe alguma orientação preventiva para evitar distúrbios/disfunção de ATM?
Atente-se sempre aos sinais do seu corpo, como a dificuldade de movimentação da mandíbula e/ou de mastigação e se durante o sono você costuma ranger dos dentes. Além disso, busque sempre por hábitos saudáveis, exercícios físicos constantes e prazerosos para aliviar as tensões do dia a dia. Lembre-se de sempre procurar por um Dentista com especialização em Disfunção Têmporo Mandibular e Dor Orofacial quando houver algum incômodo.