Como prevenir o Câncer de Próstata? 17/nov – Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata

Fazendo a nossa parte e contribuindo para o bem-estar e saúde de todos, principalmente para os homens neste mês de novembro, e ampliando nossa filosofia de trabalho e vida, nos cabe também a responsabilidade de ajudar na divulgação, orientação e aprendizado sobre a prevenção do Câncer de Próstata.

Para quem ainda não sabe ao certo, entenda que a próstata é uma glândula masculina (com a forma de maçã) localizada na parte baixa do abdômen, situada abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra e é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal.

Já o Câncer de Próstata é o tumor maligno mais comum em homens a partir dos 50 anos de idade. Dentre os principais fatores de risco podem-se incluir a idade acima dos 50 anos, o histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e dieta rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso. A raça negra constitui-se em um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

E a boa notícia é que o Câncer de Próstata tem cura! E quanto antes iniciar o tratamento, melhores serão os resultados.

Todo mundo sabe que o estilo de vida e as decisões que fazemos ao longo de nossas vidas vão contribuir, e muitas vezes de forma definitiva, em nossa qualidade de vida, principalmente na forma de como chegaremos ou queremos chegar à idade mais avançada, portanto a nossa obrigação passa a ser quais escolhas devemos e podemos fazer para a PREVENÇÃO de doenças e para alcançarmos melhor qualidade de vida.

Este pensamento está diretamente ligado à prevenção do Câncer de Próstata também, pois as recomendações preventivas gerais estão diretamente relacionadas a essas escolhas:

  • Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura ruim;
  • Consumir tomate;
  • Pelo menos 30 minutos diários de atividade física;
  • Manter o peso adequado à altura;
  • Diminuir o consumo de álcool;
  • Não fumar;
  • Homens a partir dos 40 anos devem realizar exames de rotina;
  • Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico e adotar rotina dos exames periódicos necessários.

A minha rotina, em particular, inclui também os conhecimentos e adoção das orientações e benefícios da nutrigenética e da ingestão diária de um suplemento chamado Indol-3-Carbinol (I3C), que é um fitonutriente que possui diversas propriedades, das quais, as principais são: agir como agente antitumoral, anti-inflamatório, antineoplásica e antioxidante.

Após a publicação do genoma humano, ficou evidente que mesmo que uma pessoa possua o gene do câncer, através de uma intervenção da nutrigenética, é possível silenciar a expressão gênica desse câncer e impedir que ele venha a se manifestar de forma maléfica.

A dica extra fica sendo, então, a suplementação isolada dessa substância Indol-3-Carbinol (I3C) ou a constante ingestão de alimentos funcionais da família das crucíferas, como brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, repolho e nabo, pois esses fitonutrientes agem também como o Indol nessa “quimio-prevenção”.

E lembre-se que adotando rotinas saudáveis como as sugeridas acima você irá contribuir também, e muito, na qualidade e eficiência de sua saúde bucal e de todo o Sistema Mastigatório.

PARABÉNS pelas decisões e até nosso próximo post!

 

Dr. Marcelo Georgetti | CRO 43227
Diretor Clínico da G3 Odontologia & Saúde

2018-07-06T11:10:03+00:00