A importância de usar protetor bucal

Quando pensamos em segurança no esporte, pensamos sempre em capacetes, joelheiras, cotoveleiras e luvas, mas não devemos nos esquecer, também, dos protetores bucais. Quando praticamos esportes, temos a tendência de forçar a mandíbula, cerrar e apertar os dentes, o que pode causar desgaste tanto neles, quanto nas ATMs (articulações temporo mandibulares).

Os protetores bucais são recomendados para todos os esportes, mas especialmente para os de contato. Os primeiros que nos vêm à mente são lutas e artes marciais, mas é importante usá-lo também em esportes como futebol, vôlei, basquete, handebol e futebol americano. Nestes esportes, os atletas têm 10% mais chances de sofrerem lesões na face durante um jogo ou competição, e esse índice cai em até 60x se o protetor bucal for utilizado.

Segundo dados da American Dental Association (ADA) mais de 200 mil traumas orais por ano são evitados pelo uso do protetor. Não só traumas orais de língua, bochechas e articulações, o protetor é capaz de absorver e dissipar impactos e forças, evitando, também, fraturas de mandíbula, lesões indiretas na coluna e até mesmo lesões cerebrais.

Existem vários tipos de protetores bucais, desde formatos universais vendidos em farmácia, aos individualizados feitos em consultório. Estes são personalizados para cada paciente, adaptado para sua arcada dentária e o esporte que pratica. Para saber qual é o melhor para o seu caso, consulte seu Dentista!

2018-11-12T10:27:30+00:00