Antibióticos danificam os dentes?

Há muito se confunde o uso dos antibióticos associando-os às alterações nos dentes ou ainda à formação de cárie e, por incrível que pareça, ainda nos dias de hoje persiste essa “lenda”. O que na verdade observamos, na maioria das vezes, é como se fosse uma desculpa usada para justificar os dentes malcuidados.

Entenda de uma vez por todas que “ANTIBIÓTICOS NÃO DANIFICAM SEUS DENTES”. Só existe um tipo específico de antibiótico que pode fazer mal para a estética dos dentes. São as chamadas TETRACICLINAS, e ela não provoca cáries, como muitos ainda pensam.

As tetraciclinas, quando utilizadas no período em que os dentes estão em formação (da metade da gravidez até os 7-8 anos de idade), podem levar à formação de manchas de coloração amarelada ou marrom-acinzentada na estrutura dentária. Seu uso quando os dentes já estão formados ou mesmo presentes na boca não causa efeito algum aos dentes.

Talvez a lendária confusão possa advir do fato que o mancheamento dos dentes fosse entendido ou percebido pela população como cárie, mas na verdade não tem nada a ver. O prejuízo é apenas estético e praticamente sem solução ou reversão, pois ocorreu na fase de formação dos dentes, infelizmente.

Outra situação que devemos prestar bastante atenção são aos eventuais usos de antibióticos e/ou medicamentos na forma de xaropes, pois estes, na grande maioria das vezes, possuem sacarose para se tornarem adocicados e, assim, serem mais bem aceitos pelas crianças.

Além da presença do “açúcar” e da dificuldade de higiene quando as crianças estão enfermas, muitos medicamentos também apresentam alta acidez, favorecendo a alteração da porção mineral da estrutura dentária e, isto sim, pode levar à formação da cárie dentária.

Em resumo, não são os antibióticos que podem danificar os dentes e sim a forma com que eles acabam sendo administrados. O melhor mesmo é adotarmos certas rotinas de vida, alimentação e hábitos saudáveis que fortaleçam nosso organismo e sistema imunológico como um todo e, consequentemente de nossa boca e dentes, para assim não precisarmos de medicamentos.

Até o próximo post!

 

Dr. Marcelo Georgetti | CRO 43227
Diretor Clínico da G3 Odonto & Saúde

2018-07-06T11:08:08+00:00