Muitas vezes associamos a imagem de um idoso ao uso da dentadura ou Prótese Total, mas esta é a única forma de substituir os dentes perdidos?
A prótese tipo protocolo é um tipo de prótese, que diferentemente da conhecida “dentadura”, será fixada na arcada dentária por intermédio de implantes dentais, e pode ser uma opção bastante interessante, eficiente e segura.
Este tipo de prótese é indicado para os casos em que o paciente não se adapta à Prótese Total e/ou deseja ter muito mais segurança e eficiência mastigatória. Normalmente são colocados de 4 a 6 implantes distribuídos estrategicamente, seja na mandíbula ou na maxila, e neles, então, será parafusada a prótese, que irá repor os dentes propriamente ditos, mantendo-a fixa.
Pacientes que usam a prótese tipo protocolo não têm a necessidade de retirá-la para higienizar durante a escovação, tampouco para dormir, e conseguem uma eficiência mastigatória muito maior, podendo comer alimentos rígidos com muito mais tranquilidade do que pacientes que usam a prótese total. Outra vantagem, é que a prótese tipo protocolo superior, não tem recobrimento do palato, garantindo maior conforto para o paciente.
Porém, para que seja possível sua confecção, é necessária uma certa quantidade mínima de osso no rebordo dental para que seja possível a colocação dos implantes.
Para saber qual prótese é a mais adequada para seu caso, consulte seu Dentista!