Dia Mundial da Pneumonia – A importância da presença do Cirurgião-Dentista na UTI

Você sabia que muitas mortes nas UTIs são causadas por pneumonia?

Pacientes das unidades de terapia intensiva que não conseguem respirar sem a ajuda da ventilação mecânica, muitas vezes, acabam contraindo pneumonia, devido ao sistema imune já debilitado. Isso acontece porque, com o uso de tubos e ventilação mecânica, é comum que haja um grande acúmulo de bactérias nas estruturas de ventilação. Se a higiene desses equipamentos não for realizada de forma adequada, estas bactérias e agentes infecciosos podem chegar facilmente ao pulmão e desencadear a pneumonia, levando muitas vezes a óbito.

Por este motivo, é ressaltada a importância do cirurgião-dentista na UTI. O cirurgião-dentista, realizando a correta higiene da cavidade bucal e dos aparelhos de ventilação, pode reduzir significantemente a incidência de casos de pneumonia, reduzindo consequentemente o tempo de internação dos pacientes.

O Hospital Regional de Ceilândia (HRC) passou a apresentar taxa zero de mortalidade por pneumonia relacionada a ventilação mecânica, após integrar cirurgiões-dentistas em suas equipes.

Além disso, com o apoio da odontologia hospitalar, outras complicações de saúde bucal que podem interferir no quadro de saúde geral do paciente também puderam ser tratadas, agilizando o tratamento e antecipando sua alta.

A participação de cirurgiões-dentistas em equipes multidisciplinares tem mostrado resultados muito positivos em ambiente hospitalar, mostrando a importância da saúde bucal em relação a saúde geral do paciente.

2018-11-12T11:13:47+00:00