Entenda a relação do refluxo gastroesofágico com os nossos dentes

O refluxo gastroesofágico é uma doença que resulta do desequilíbrio entre as barreiras antirrefluxo e os fatores agressores. Em situações ideais, depois de engolir o alimento, ele deve passar pelo esôfago, passar por um músculo chamado esfíncter e chegar ao estômago. Este esfíncter serve para evitar que o alimento, uma vez no estômago, retorne ao esôfago.

Porém, em pacientes com refluxo, o esfíncter fica relaxado e alimentos, juntamente com o suco gástrico, voltam ao esôfago, chegando também a cavidade bucal.

O suco gástrico, ou mesmo o gás gástrico, é extremamente ácido e pode causar, além da irritação do esôfago, o desgaste dos dentes, chamado de erosão dentária.

Pacientes que têm a doença do refluxo gastroesofágico têm os dentes com coloração mais amarelada, em especial os dentes inferiores, pois o ácido corrói o esmalte (camada superficial e translúcida) e expõe a dentina (camada mais profunda e amarelada do dente). Este desgaste ocorre principalmente na região interna dos dentes, a parte dos dentes que fica voltada para a língua, deixando-a lisa, com formato de “escorregador”, pois perde as características anatômicas naturais. Dentes erodidos são mais frágeis e este ambiente ácido favorece o aparecimento de cáries. Além disso, esse refluxo ácido interfere em outras estruturas da cavidade bucal, como bochechas e língua, causando o aparecimento de aftas, feridas e pode provocar também o mau hálito.

Caso possua alguns desses sintomas, é recomendado que se faça o tratamento odontológico juntamente com o tratamento com médico Gastroenterologista. O refluxo tem tratamento e assim podemos prevenir lesões em nossos dentes.

Cuide-se!

2018-11-12T10:21:37+00:00