Fonoaudiólogo e Dentista, uma combinação importantíssima

Gostaria de fazer uma homenagem a um dos nossos grandes parceiros de trabalho para o bem comum de nossos pacientes e, também, para conseguirmos resultados muito melhores em nossos tratamentos: o FONOAUDIÓLOGO.

Fonoaudiologia é a ciência que cuida do aparelho fonador como um todo, que inclui funções como a respiração, audição e mastigação (nariz, ouvidos e boca). Lembre-se também que a saúde bucal não se limita apenas a possuir dentes brancos e saudáveis, mas também a manter o bem-estar das pessoas. A Fonoaudiologia ajuda na busca deste equilíbrio.

São inúmeros os casos em que o trabalho conjunto entre o Dentista e o Fonoaudiólogo se torna indispensável e fundamental. “Uma parceria de sucesso”.

É uma integração que pode trazer benefícios, muitas vezes inimagináveis, que atuarão de forma bastante preventiva e/ou definitiva para o correto crescimento e desenvolvimento de todo o Sistema Mastigatório, da face como um todo, assim como da respiração e deglutição, sem contar nas situações em que aja a necessidade de auxiliar na adaptação de reabilitações protéticas, tratamentos ortodônticos e cirurgias buco-maxilares.

Enumero então, de forma resumida, todos esses benefícios:

– A Odontopediatria e a Fonoaudiologia irão acompanhar de perto o paciente recém-nascido, sendo que muitos bebês apresentam dificuldade na amamentação devido ao formato ou inserção do freio lingual, que pode dificultar a sucção e a deglutição. Caso necessário, pode-se indicar a correção cirúrgica desse freio.

Na Ortodontia, o Fonoaudiólogo auxiliará, e muito, na relação existente entre os lábios, dentes e língua, auxiliando nos estímulos necessários ao correto crescimento e desenvolvimentos do Sistema Mastigatório como um todo e também evitando recidivas dos tratamentos.

Em relação à Prótese dentária, independente do tipo de prótese realizada, a Fonoaudiologia pode auxiliar bastante no período de adaptação deste novo acessório, seja na mastigação, seja no fortalecimento da musculatura da boca e do rosto, restabelecendo sua força e simetria.

– Nas cirurgias Buco-maxilo-faciais como, por exemplo, a cirurgia ortognática, que corrige deformidades esqueléticas na região do rosto, o paciente vai precisar se adaptar às “novas conquistas”, que vão desde o modo de falar até a maneira de mastigar. “O tratamento fonoaudiológico será necessário para estimular a musculatura responsável por estas funções, para que consiga reeducar-se e passar a respirar, falar, mastigar e engolir da forma correta“.

Fica registrado aqui meu MUITO OBRIGADO e PARABÉNS a todos os Fonoaudiólogos pela brilhante profissão e trabalho!

FONOAUDIÓLOGOS, PARABÉNS PELO SEU DIA! =)

Até nosso próximo post.

Dr. Marcelo Georgetti | CRO 43227

Diretor Clínico da G3 Odonto & Saúde

2018-07-06T11:14:00+00:00