Sua Saúde Bucal interfere no seu Coração

Na comemoração do Dia do Cardiologista (14/ago), além de parabenizá-los pelo brilhante, importantíssimo e lindo trabalho, gostaria de salientar a importância da ação conjunta entre Médicos e Dentistas na nobre “arte” da prevenção de doenças.

Uma doença cardiológica bastante comum (mais do que imaginamos) é a chamada ENDOCARDITE BACTERIANA ou INFECCIOSA, que em termos gerais refere-se a uma patologia recorrente de um processo infeccioso da superfície do coração, onde as bactérias invadem as superfícies endocárdicas produzindo inflamação e lesões, normalmente envolvendo e destruindo as valvas cardíacas, as câmaras cardíacas e as grandes artérias. As bactérias entram na corrente sanguínea, se espalham e podem acabar se instalando no coração, provocando essa doença recorrente.

Sabe-se hoje, também, que não existe um grupo de risco específico e favorável à doença. Muitas pessoas estão sujeitas a ela e mais especificamente ainda aquelas que já possuem algum problema no coração.

E o que tudo isso tem a ver com Dentista?

Embora tenha variações entre estudos, bactérias do tipo Staphylococcus e Streptococcus são responsáveis pela maioria dos casos da doença, e essas são bactérias bastante comuns encontradas em abundância na boca.

Se sua gengiva sangra, entenda que o sangramento gengival pode ser encarado, a grosso modo, como gengiva inflamada que, na maioria dos casos, é uma condição onde os vasos sanguíneos gengivais estão totalmente abertos, deixando-os expostos e, assim, susceptíveis à entrada de bactérias presentes em nossa boca.
Atente-se à esta situação, pois é exatamente aí que mora o perigo: gengiva inflamada, que sangra, é a principal e mais fácil porta de entrada das bactérias de nossa boca para a corrente sanguínea e, consequentemente, para o interior de nosso corpo, tornando-se um grande risco sistêmico.
Mas onde será que esta possível bactéria nociva, que “caiu” em minha corrente sanguínea, vai parar? Pode, sim, ser no coração!
Não precisamos correr esse risco, certo?

Mesmo se a profilaxia antibiótica durante procedimentos odontológicos for eficaz, só impede um número limitado de casos. Portanto, a melhor forma de minimizar os riscos é tomar as melhores medidas preventivas possíveis, prezando por uma boa higiene dental e saúde bucal plena. Para finalizar, deixo a mensagem: Cuide muito bem de sua boca sempre de forma consciente!

Dr. Marcelo Georgetti | CRO 43227
Diretor Clínico da G3 Odonto & Saúde