Você sabia que uma infecção bucal pode chegar ao coração?

Você sabia que bactérias presentes na cavidade bucal podem chegar até o coração?

A endocardite bacteriana consiste em uma doença que pode ser causada por bactérias provenientes da boca que caem na corrente sanguínea e acabam se alojando e infectando os tecidos e válvulas internas do coração. Essa doença normalmente acomete pacientes que já têm alterações no coração, sejam elas anatômicas, patológicas, pacientes transplantados e, também, pacientes que têm stents coronários.

Esses tipos de paciente precisam de um tratamento especial quando passarem por tratamento odontológico: antes de todo procedimento invasivo ou que haja a possibilidade de sangramento, é necessário o uso de antibióticos para evitar uma bacteremia. A bacteremia acontece quando bactérias, nesse caso, da cavidade bucal, caem na corrente sanguínea. Uma vez na corrente sanguínea, essas bactérias podem ir a qualquer parte do corpo, e essa é uma das principais causas da endocardite bacteriana: as bactérias que inicialmente estavam na cavidade bucal do paciente chegam ao coração e causam a infecção.

Nossa saúde bucal está fortemente relacionada com a saúde geral e vice-versa, e por isso, também merece muita atenção.

Antes dos procedimentos, converse sempre com o seu Dentista para que seja escolhida a melhor conduta para o seu caso!

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Coração e, cuidando da sua boca, você estará cuidando dele também!

2018-11-12T10:32:31+00:00